Thursday, May 22, 2008

O mistério da morte no Call Center

Se há espécie que está na fila da frente para o próximo extermínio mundial são os empregados de call center. Podia ser cliché, mas não é. Eles são uma estirpe perigosa, mesquinha e - principalmente - BURRA. Uma ameaça à saude pública, no fundo. Eis um breve exemplo (versão resumida):

- Boa tarde. Eu perdi o meu cartão de crédito, já o cancelei e precisava que me enviasse um novo
- Boa tarde. Com quem tenho o prazeeer de estar a falar? (E mentirosos, também são mentirosos!)
- Maria Albertina.
- Boa tarde, Sra. Dona Maria Albertina, como está?
- (Mal, obviamente, roubaram-me a carteira). Bem, obrigada
- Então, diga-me lá qual é o problema, Sra. Maria Albertina?
- Precisava que me enviasse um novo cartão de crédito. perdi o anterior. Estou a viver em Espanha, na morada "blablabla".
- Ah, mas não podemos enviar-lhe o cartão para essa morada. Tem de ser para a antiga, Sra.Dona Maria Albertina.
- (Só a repetição constante do nosso nome, começa a deixar-nos perto do desespero) Ouça, agora não mora aí ninguém. Podia-me actualizar para a morada actual?
- Peço imensa desculpa, Sra. Maria Albertina (ggrrrrrrrrrr), mas tinha de ter efectuado essa alteração antes de cancelar o seu cartão.
- Mas eu não ia adivinhar que me iam roubar a carteira, não é? Pronto, agora já cancelei, vivo em Espanha e preciso de um novo cartão. O que tenho de fazer?
- Agora tem de se dirigir a um dos nossos balcões (viva a utilidade do call center), Sra. Maria Albertina
- Mas eu estou em ESPANHA, não posso dirigir-me a um dos vossos balcões. Não posso enviar algum familiar?
- Não. tem de ser a senhora, a dirigir-se pessoalmente a um dos nossos balcões, Sra. Maria Albertina
- (inspira, expira) Eu NÃO POSSO dirigir-me a um dos vossos balcões! Peça-me qualquer tipo de dado, para confirmar a minha identidade, a nova morada ou os dados de um familiar e assim tiramos as dúvidas e resolvemos o problema, não?
- ( pausa.leve cheiro a queimado) Muito bem, Sra.Dona Maria Albertina, então podia-me dar o seu numero do BI?
- 111222333
- Muito obrigada, Sra. Dona Maria Albertina, e o contribuinte?
- 444555666777
- Muito obrigada, Sra. DOna Maria Albertina, e a morada antiga?
- blablablabla n.ºblabla blabla esquerdo
- Muito bem e a morada actual?
- Blablablablablabaaaaaaa. Já me pode enviar o cartão?
- Não, lamento imenso, Sra. Maria Albertina, mas como já lhe tinha dito so podemos enviar o cartao para a morada que consta dos nossos registos
- (Estes dados, podem sempre ser úteis para o próximo assalto e consequente novo cartão, não?) Aaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.
(...)
(10euros de call center!Mais valia ligar para linhas pornográficas.)

Neste momento, já as Sóráias Vánessas do Call Center estão a mascar a pastilha um tom acima do habitual. Aquele toquezinho mais cantado na voz e o ar aborrecido de quem as obrigou a sair do croqui decorado de - OMG - 5 frases para 10 situações possíveis é o sinal de que definitivamente é hora de desligar antes do provável enfarte do miocárdio... Jeez!

(Thanks France, por tão precioso material)

4 comments:

Cate said...

Stress! :x

Anonymous said...

ODEIO Call Centers! A ultima vez passei-me e gritei com a Sra, e disse para me passar a um superior porque não ia carregar no botao X e dp no Y outra vez. Tb lhe disse que eram uns incompetentes, que ia mudar de serviço e que a culpa era toda deles. Fui feliz.

Anonymous said...

a última vez que liguei para um call center disseram-me que eu não estava a "perceber exactamente como as coisas se processavam". chamaram-me otária indirectamente, quase cortei os pulsos. não o fiz, e depois de ler este post quase me arrependo!

beijinho

Sofia said...

Esqueci-me de uma coisa suuuuper importante!Aquela parte no fim em que depois de te terem feito perder 1 hora e 10 euros sem solucionar o problema te dizem, trauteando:

"Mais alguma coisa em que lhe possa ser utiiiil?"

Mega GRRRRRR.